A Anatel é órgão que regula alguns serviços, dentre esses, o de telefonia móvel pós e pré-paga.
A partir de pesquisas, ela lista um ranking com as empresas destacadas pelos consumidores.
A ideia é que o consumidor use esses dados e escolha um fornecedor que atenda suas expectativas.
Conheça quais são as operadoras em destaque segundo a Anatel.
Anatel lista as melhores operadoras
Segundo a Anatel as melhores operadoras telefonia móvel pós-pago com base na nota de satisfação geral:
- Claro – 7,75
- Vivo – 7,62
- Tim – 7,50
- Algar – 7,50
- Nextel – 7,11
- Oi – 6,87.
Melhores operadoras telefonia móvel pré-pago com base na nota de satisfação Geral:
- Algar – 7,79
- Claro – 7,66
- Nextel – 7,60
- Sercomtel – 7,43
- Tim – 7,42
- Vivo – 7,34
- Oi – 7,29.
Melhores operadoras telefonia móvel pré-pago por região do país:
- Norte – A Claro venceu em 4 estados (PA, RO, RR e AP). No Amazonas e no Acre, Oi e Tim foram as melhores, respectivamente
- Nordeste – A Claro também apresenta os melhores resultados
- Centro-Oeste – Nessa região a Claro tem leve superioridade
- Sudeste – A Tim tem melhores números entre os estados do sudeste
- Sul – Cada estado tem sua preferência: PR (Oi), SC (Tim) e RS (Claro).
Melhores operadoras telefonia móvel pós-pago por região do país:
- Norte – De acordo com os usuários, a Claro oferece o melhor serviço
- Nordeste – Aqui a Claro e Vivo disputam a liderança de satisfação entre os consumidores
- Centro-oeste – A Claro tem níveis maiores de clientes satisfeitos
- Sudeste – Cada estado tem operadora que se destaca no pós-pago: ES (Claro), MG (Vivo), RJ (Tim) e SP (Algar)
- Sul – A Claro tem os melhores índices nesta região.
O indicador é montado usando parâmetros demográficos, bem como a renda e escolaridade dos entrevistados.
Através desse site você pode acompanhar a pesquisa na integra em cada ano em que foi feita.
Quais os parâmetros usados?
A metodologia elaborada pela agência reuniu 20 questões aplicadas para 92 mil usuários desses serviços.
O foco é de conhecer o nível de satisfação dos consumidores.
O questionário procura responder:
- Satisfação Geral – Como o consumidor entende sua relação com a operadora de forma mais ampla
- Canais de Atendimento – Se é fácil contratar ou reclamar, por exemplo
- Oferta – Se o usuário tem dificuldade no momento de alterar o plano para adquirir uma nova oferta da operadora
- Funcionamento – Se o consumidor usa todos os serviços contratados sem problema
- Cobrança – Transparência nos valores cobrados, sobretudo nos planos pós-pago
- Recarga – Clareza no processo de compra e utilização dos créditos
- Capacidade de resolução – Se a operadora é ágil em resolver as solicitações realizadas pelo o usuário
- Reparo e Instalação – Se existem e como funciona o suporte técnico, por exemplo, bem como o restabelecimento da prestação de serviço.
Conforme mencionado nas listas acima, a Claro é a empresa com maior nível de aprovação de forma geral.
Essa pesquisa de satisfação realizada aponta alguns fatores interessantes, veja os principais abaixo:
- Empresa que evolui – A Algar operadora que passou a ser avaliada a partir de 2018, é a que mais evolui. Outro aspecto importante para essa empresa, é que ela se destaca num dos mercados mais exigentes, o do estado de São Paulo
- Faixa de renda – Claro, Vivo, Oi e Tim continuam como a mais usada por pessoas que têm renda de até R$2.090,00. Indicador que aponta milhões de pessoas como clientes. Contudo, a Algar e Sercomtel têm se popularizado entre esses usuários
- Maior entre os jovens – Claro e Nextel são mais populares entre os jovens de 18 a 30 anos que utilizam o serviço pré-pago. Já quando o modelo é pós-pago, Tim e Vivo apresentam os clientes mais satisfeitos
- Satisfação entre os mais velhos – No formato pré-pago, pessoas entre 51 e 70 anos preferem a Sercomtel e a Oi (em segundo lugar). Nos planos pós-pagos os consumidores mais satisfeitos estão com a Vivo.
Assim, temos as melhores operadoras de telefonia móvel, de acordo com os parâmetros da Anatel.
Acompanhe nosso blog e fique sempre informado!