Reclamação na Anatel: Como fazer?

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A reclamação na Anatel é um caminho para conseguir melhores serviços das operadoras de telecomunicações que atuam no país.

Empresas de telefonia encabeçam o ranking de reclamação entre os consumidores.

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Um dos meios criados para reduzir esse quadro é o Anatel Consumidor.

Só para se ter uma ideia, em 2020 foram em torno de 2,96 milhões de reclamações anotadas por essa agência, segundo informações da Anatel.

Esse é um sistema prático para todas as pessoas registrarem uma queixa sobre determinada operadora.

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Aqui você vai aprender como funciona esse recurso, além de outros formatos de reivindicar seus direitos através de uma reclamação na Anatel.

Reclamação na Anatel: Como fazer pelo aplicativo?

É possível fazer uma reclamação na Anatel baixando o app Anatel Consumidor.

Esse software permite reclamar, solicitar informações, mandar sugestões e até fazer denúncias.

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Por esse aplicativo você pode acompanhar e avaliar todos os protocolos de reclamações abertos, junto a essa agência.

Para usar essa ferramenta é necessário:

  1. Acessar a loja de aplicativos do seu smartphone (iOS ou Android)
  2. Pesquise “Anatel Consumidor”
  3. Toque em “Instalar”
  4. Depois de instalado, é necessário fazer um cadastro
  5. Você usará seu CPF e uma senha para acessar o app.

Essa é uma das formas mais práticas para fazer reclamação pela Anatel.

Se prefere fazer do seu computador, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site
  2. Clique no “Registre uma reclamação”
  3. Preencha os dados solicitados e confirme o envio.

Em ambas as situações é necessário que formalize sua queixa com a prestadora.

Tanto no site quanto no aplicativo você tem a opção “Registre, antes, a reclamação na prestadora”.

Você vai escolher a empresa de telefonia e falar sobre sua insatisfação.

Caso o problema não seja solucionado, use as plataformas mencionadas e reclame diretamente à Anatel.

Lembre-se de anotar o protocolo de atendimento fornecido por sua operadora.

Esse dado é incluído no processo, e confirma que você tentou resolver antes com a empresa, e somente depois recorreu à agência.

As pessoas que não têm acesso a internet, podem fazer a reclamação usando o teleatendimento.

O número de contato é 1331, a central funciona de segunda a sexta das 8h às 20h, as ligações não são cobradas.

O serviço é semelhante aos demais e você poderá sugerir, reclamar e acompanhar o processo aberto.

Pessoas com deficiência auditiva ou na fala podem solicitar uma videoconferência.

reclamação na anatel

Como acompanhar sua reclamação?

O prazo para apurar sua queixa é de 10 dias, seja pela internet ou via telefone.

Passado esse período, a resposta é lançada no sistema do Anatel Consumidor.

Você pode acessar o aplicativo ou o site da plataforma e conhecerá o resultado da sua reclamação.

Se entender como insatisfatória a solução, você pode reabrir o chamado.

Por outro lado, se o problema foi resolvido, você deve avaliar todo atendimento dando uma nota de satisfação.

É fundamental a sua avaliação para que o serviço seja melhorado, sobretudo se não teve sua queixa sanada.

É importante entender que nem tudo a Anatel tem meios para resolver.

A agência foca na resolução das reclamações que afetam o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações.

Dentre as principais regras que não podem ser descumpridas pelas operadoras estão:

  • Cancelamento dos planos sem comunicação prévia e clara ao cliente
  • Falta de informação sobre mudanças nas tarifas ou valores de planos
  • Não permitir que o consumidor acesse contratos, relatórios, histórico de cobranças, ou outros documentos que informem a situação de consumo do cliente junto a operadora
  • Cobrança indevida
  • Em casos nos quais são oferecidas promoções e a operadora não informa custos de instalação ou cancelamento antecipado
  • Se a empresa de telecomunicação não disponibiliza meios de atendimento fáceis para o consumidor entrar em contato
  • Se o cliente faz a adesão a um novo plano e não recebe o contrato de prestação de serviços.

Se você precisa de uma solução para o seu problema com alguma operadora, faça a sua reclamação na Anatel.

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